Entidades

Ramo Estudantil IEEE UFBA

Resultado de imagem para ieee ufbaO Ramo Estudantil IEEE UFBA é uma organização formada por membros e voluntários da maior sociedade técnica que existe no mundo: IEEE. A tradição de atuação na Universidade Federal da Bahia remonta ao ano de 1983, a data de sua fundação.

Nesses 32 anos de existência, o Ramo UFBA possuiu como principal função trazer os benefícios do IEEE à comunidade da nossa cidade, fazendo valer a principal missão do IEEE: fomentar o avanço tecnológico em benefício da humanidade.

Apesar de ter se originado na Engenharia Elétrica, o Ramo Estudantil IEEE UFBA abarca atividades que cabem para todos os cursos de qualquer Universidade, ou seja, qualquer pessoa de qualquer engenharia e/ou bacharelado interdisciplinar pode participar.

Mais em: www.ieeeufba.org

Onda Elétrica

É um grupo de extensão com objetivo de desmistificar a ciência para a sociedade por meio da criação de protótipos que representam situações da ciência, física e engenharia na prática.

Eles levam esses protótipos para escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental reduzindo assim o distanciamento entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Por meio de Inserções, do grupo de robótica, de capacitações, da jornada e de outras atividades, é possível despertar interesse das pessoas pela ciência e desenvolver habilidades e competências para nossos membros que estão a todo tempo exercitando o conhecimento aprendido em sala.

Mais em: http://www.ondaeletrica.ufba.br

PET

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa do Governo Federal e é como se fosse a personificação da Universidade pelo corpo discente e docente (petianos e petianas). De acordo com pesquisas, é o melhor programa que existe para graduandos no país pois tem como exigência o aperfeiçoamento da tríade: pesquisa, ensino e extensão. É desenvolvido por grupos de estudantes, de forma horizontal, com a tutoria de um(a) docente e organizados e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Na Escola Politécnica, apenas os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária e Ambiental possuem grupos PET.

EletroJr

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As empresas juniores são associações sem fins lucrativos formadas exclusivamente por alunos e orientadas por professores da universidade. Realizam projetos em sua área de atuação e proporcionam aos estudantes vivência empresarial ainda durante a graduação. Seu grande diferencial é a oportunidade de aprender não só sobre Engenharia, mas também sobre gestão de pessoas, finanças, vendas, regulamentação através de contato direto com o mercado. Na UFBA, hoje, 80% dos cursos possuem empresas juniores ou iniciativas.

A EletroJr é a Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UFBA que atua há mais de 15 anos no mercado de Engenharia Elétrica de Salvador e Região Metropolitana

Saiba mais sobre a atuação da empresa em: https://www.eletrojr.com.br/